quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Reprodução

O mecanismo de reprodução dos macacos é igual ao da maioria dos mamíferos placentários. O macho, contudo, não possui um período determinado de cio e mantém-se sexualmente ativo durante todo o tempo. A fêmea tem útero bicorne e menstrua mensalmente.    Como nos demais mamíferos, a unidade social básica dos macacos constitui-se da fêmea com suas crias -- em geral uma ou duas, raramente três. A maior parte das espécies forma grupos sociais permanentes, integrados por machos adultos, fêmeas em número duas vezes maior que o de machos e os jovens. Vários arborícolas vivem em grupos familiares constituídos por macho, fêmea e crias. Outro tipo de grupamento é o harém, no qual um macho adulto se faz acompanhar de várias fêmeas e das respectivas crias. Estas, em todos os casos, atravessam longo período de aprendizagem.
Alguns grupos de macacos não têm território definido e defendem a área em que se encontram no momento. Outros, porém, como os sauás e os gibões, apossam-se de um território fixo, em que não permitem o ingresso nem mesmo de outros bandos da mesma espécie, recebendo-os com gritos e gestos ameaçadores. Tais áreas são marcadas com ramos, folhas e por meio da deposição, nos galhos das árvores, de secreções das glândulas cutâneas. Nos micos-leões, estas localizam-se nos lados do pescoço. Gálagos e lóris, primatas da subordem dos prossímios, usam para isso a urina, como os cães.
Os componentes de um mesmo grupo ficam juntos durante todo o tempo, mesmo quando comem e dormem, o que fazem com as caudas enroladas umas nas outras. Os macacos de florestas densas, com campo visual restrito, mantêm-se em contato por meio de variados sons vocais. Como já notara Darwin, certas espécies, além disso, usam gestos e expressões faciais para estabelecer posição hierárquica no grupo, reclamar "direitos" ou demonstrar interesse sexual. Nos babuínos, o bocejo é sinal de ameaça. Com finalidades semelhantes, o chimpanzé sapateia e atira ramos ao chão. O gorila adulto macho, quando cabeça de grupo, executa imponente ritual: após bater no peito, corre pela floresta, arrancando tufos e galhos, atirando-os ao chão e batendo no solo com as mãos.

15 comentários:

  1. este link tem pouca imformaçao :O
    INCOMPETENTES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem bue imformaçao calate .|.

      Excluir
    2. vai po crhl.respeita o trebalho dos outros sfv

      Excluir
  2. fds asseriu.... este link é para adquirir conhesimento n para discuçoes... ;D

    ResponderExcluir
  3. :o como te atreves malandreco :0
    este link n é pa jovens preguisosos queres melho procura

    ResponderExcluir
  4. falaram q nao ajudou sao uns fdp

    ResponderExcluir
  5. obrigado pela ajuda mesmo falando mal me ajudou vlw

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei bastante sobre o texto, mas, acho que poderias ter colocado mais informação sobre a reprodução em si e não nos macacos na hora. Muito obrigada.
    Amanda Gomez

    ResponderExcluir
  7. adorei ajudou muito no meu trabalho

    ResponderExcluir
  8. Tem muita coisa errada, não são todas as espécies q tem utero bicornual, os grandes primatas, bonobos e chimpanzés tem formato pêra n falou nada do comportamento sexual nem das relações socias direito entre outras coisas

    ResponderExcluir