quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Caracteristicas gerais dos Primatas:

Os Primatas, a ordem a que pertencemos, compreende cerca de 181 espécies, desde os pequenos lêmures até aos grandes antropóides e, claro, o Homem.


Existem mais de 260 tipos de primatas que, numa visão geral, podem ser divididos em quatro grupos: os macacos inteligentes (chimpanzé, gibões, gorila, orangotango), os macacos do “velho mundo” (nenhum deles têm cauda preensil, como os babuínos, por exemplo), os macacos do “novo mundo” (mais de 75 tipos, cuja maioria, especialmente os maiores, tem cauda preensil utilizada como uma quinta mão, exceto micos e saguis) e os prossímios (cujos cérebros são menores e menos desenvolvidos, geralmente têm um focinho longo e seu sentido do olfato é mais desenvolvido, como os lêmures)...


Antes de qualquer nome científico, algumas curiosidades sobre os macacos...


Na simbologia, os macacos estão relacionados à agilidade, à inteligência e à esperteza, no aspecto positivo. Por outro lado, no aspecto negativo, representa a lascívia, a imitação (pelo seu ato de reproduzir sempre os movimentos feitos pelos humanos) e a falta de temperança (por ser um animal impulsivo e briguento).


Na Índia o macaco é tido como uma animal sagrado... No Cristianismo é o homem em estágio primitivo, escravo de seus vícios e instintos... Relaciona-se também à avareza, à indecência e à sexualidade descontrolada.


No Oriente, são famosos os Três Macacos, chamados de “Macacos do Estábulo Sagrado”, dos quais um tem os ouvidos tapados, o outro a boca tapada e o terceiro macaco tapa os próprios olhos... Assim, eles representam a sabedoria e a prudência, além de serem os mensageiros dos deuses, pois apenas levam as mensagens aos deuses e nunca se manifestam aos homens...

2 comentários: